Dicionário Estraviz. Início
Início > Acerca do Estraviz

Pesquisa no dicionário

Também podes experimentar a pesquisa avançada

Acerca do Estraviz

O tesouro lexical galego, agora na rede, conta com mais de 133.000 entradas

O mais completo dicionário galego em linha, o Estraviz, chega à sua versão 3.0. Na mesma não só foi feita uma adaptação para a norma histórica e etimológica da língua galego-portuguesa do Dicionário Estraviz -o mais contrastado dos dicionários galegos publicados até hoje-, mas também uma revisão individualizada de cada verbete e definição, com correções e acréscimos.

Sem qualquer dúvida, este é um dos mais completos manuais das línguas românicas publicados em internet, e o mais contrastado no que à variante galega da nossa língua diz respeito, pois conta com um total de 133.015 entradas.

Como bom dicionário manual, o Estraviz possui o léxico mais fundamental e mais completo possível, quer dos ramos técnico-científicos quer das expressões mais populares. Por isso, inclui abundante léxico científico e popular de mais uso. No entanto, faltam muitas variantes e localismos, que os seus utentes podem empregar com pleno direito por serem tão galegas como as que estão incluídas.

Este dicionário vai destinado para ser utilizado por toda a lusofonia, mas, nomeadamente, pola cidadania galega. Aliás, é válido para aqueles que se dizem seguidores de uma norma "isolacionista" (na realidade, ainda hoje não há um "Dicionário Normativo Oficialista" a este nível).

A respeito da norma empregue, seguiram-se os critérios que regem o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, mantendo as duplicidades permitidas e as especificidades próprias do Brasil e das formas próprias reconhecidas como históricas do galego na normativa AGAL.

Assim, a modo de exemplo, mantêm-se os galeguismos: POLO, POLA, POLOS, POLAS, TE/CHE (CHO, CHA, CHOS, CHAS), COUSA, e o léxico galego. De resto atém-se ao padrão do AO para Portugal (algumas destas formas já aceites pola norma da AGAL, como os plurais em -ões), do que salientamos: -ÕES, AFÃ, MANHÃ / MÃO, IRMÃO, UMA, ALGUMA, NENHUM, NENHUMA, formas verbais, Â travado por nasal, HOMEM, ORDEM / SÉMEN, PÓLEN, SIM, ASSIM, COMEU-O, -A, -OS, -AS, PÁSSARO (mantém-se, porém, PÁXARO como variante galega remetendo para a forma comum).

O Estraviz é um primeiro passo que tenta dotar todos os galegos de mais um instrumento de trabalho, e mesmo também fazer um humilde contributo para a lusofonia que poderá reconhecer, destarte, léxico galego como próprio.

Equipa de trabalho do Estraviz

1. Direção e revisão geral:
Prof. Isaac Alonso Estraviz
Carlos Durão
2. Ajuda, correção e adaptação ortográfica:
Ângelo Brea
António Gil Hernández
José António Meixueiro Rei
José Martinho Montero Santalha
José Luís Valinha Reguera
Fernando Vásquez Corredoira
3. Revisão ortográfica e de conteúdo, gentílicos, neologismos e variantes brasileiras:
Rodrigo Wiese Randig
4. Coordenação e gestão banco de dados:
Imaxin Software
Vítor Manuel Lourenço Peres
5. Desenvolvimento web:
Galinus
Vítor Manuel Lourenço Peres
Carlos Hugo González Vázquez
6. Programação web e desenho:
José António Cidre Bardelás
Alexandre Espinosa Menor
Carlos Ndungmandum

Estatísticas do Estraviz

A: 14.719
B: 5.272
C: 14.604
D: 8.300
E: 13.280
F: 5.354
G: 4.226
H: 2.415
I: 4.527
J: 877
K: 97
L: 4.388
M: 8.276
N: 2.368
O: 2.941
P: 12.162
Q: 1.072
R: 7.278
S: 7.162
T: 7.534
U: 1.014
V: 3.161
W: 82
X: 653
Y: 20
Z: 1.232

Notas Finais

A interface do dicionário permite a pesquisa das palavras com as terminações em -om, -ám próprias do padrão galego (normativa Agal), que se mantêm no Estraviz.

Em termos gerais, o Estraviz permite a pesquisa normal utilizando a ortografia ILG-RAG, apresentando automaticamente a entrada correspondente incluída no dicionário. Caso não mostrar a palavra digitada, é só utilizar a pesquisa avançada selecionando a opção ILG-RAG.

A edição na rede da versão 3.0 foi possível graças a contar com a parceria da Associaçom Galega da Língua, da Fundação Academia Galega da Língua Portuguesa e mais da Fundaçom Meendinho.

Parceiros
e-Estraviz Acerca do Estraviz
Correções e Sugestões
Instruções
Aviso Legal
Privacidade e Proteção de Dados
Outros sites: Imperdível
Portal Galego da Língua
Wiki-Faq do Reintegracionismo
Associaçom Galega da Língua Fundação Academia Galega da Língua Fundaçom Meendinho