psicologia
s. f.
(1) Ciência positiva dos factos psíquicos, quer estudados subjetivamente (factos de consciência), quer objetivamente (factos de comportamento).
(2) Aptitude particular para compreender os outros e a si mesmo.
(3) Conjunto dos traços de carácter de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos. Carácter.
psicologia analítica: doutrina de Jung, dissidente de Freud, que se distingue da psicanálise propriamente dita por uma noção alargada da libido e pola introdução dum inconsciente coletivo.
psicologia aplicada: utilização dos dados da psicologia na solução de problemas práticos: educativos, terapêuticos, comerciais, industriais, sociais.
psicologia clínica: a que se assenta na observação e análise aprofundada de casos individuais.
psicologia comparada: estudo psicológico comparativo dos animais (psicologia-animal), dos estádios de desenvolvimento nas crianças (psicologia-genética) e dos indivíduos pertencentes a raças ou a etnias diferentes (psicologia-étnica).
psicologia do comportamento: behaviourismo.
psicologia diferencial: a que agrupa os estudos comparativos das diferenças psicológicas entre os indivíduos humanos, quer no que respeita à variabilidade interindividual em grupos homogéneos, quer a variabilidade inter-grupos: grupos diferentes pola idade, polo sexo, polo meio social ou pola raça.
psicologia individual: doutrina de Adler, dissidente de Freud, e que procura estudar o homem na sua complexidade concreta e pretende adaptá-lo às condições concretas da sua existência.
psicologia metafísica ou racional: estudo da natureza, origem e destino da alma, como princípio absoluto da vida mental.
psicologia social: disciplina intermediária entre a psicologia e a sociologia, que tem por objeto principal de estudo as interações dos indivíduos e dos grupos.
[gr. psykhe + logos]
Palavra pesquisada 582 vezes